NOSSO PERFIL

Não é um processo de normatização ou padronização de como entrar ou sair. São modelos para facilitar e melhorar nossa comunicação verbal e não verbal, posturas e posicionamentos de forma a facilitar a nossa convivência e fazer do nosso trabalho uma arte mais leve. Por isso:

dentro dos espaços onde houver atividades do Coral ou Orquestra os seguintes tópicos:

NÃO são permitidos

Embora a Orquestra Filarmônica e o Coral sejam uma instituição que existe pela força do voluntariado, as expectativas são pedagógicas e profissionais. Isto significa que é necessário ter um nível de conhecimento prévio e habilidade para desenvolver na área escolhida. Se você atender as qualificações abaixo, pode se inscrever e nossa equipe entrará em contato agendando a sua audição.
  • Posicionamentos a respeito de assuntos envolvendo política, religião ou gênero. Embora a opinião de cada indivíduo seja respeitada, os grupos tem como objetivo a expressão da arte através da música. Nossa militância é pela arte!

• O posicionamento ético e de respeito será SEMPRE incentivado. Qualquer indivíduo que haja de forma contrária não participará mais do grupo e perderá a associação desta fundação.

• O Respeito aos demais participantes da Orquestra e Coral continua nas redes sociais pessoais. Nenhum músico deverá se envolver em confusões ou militâncias envolvendo outro músico das formações.

Política de Inclusão e diversidade.
São nossos objetivos:
  • Ser músico - cantor ou instrumentista - com habilidade e leitura bem desenvolvida, sendo aprovado na audição.

• Estar disposto a oferecer seu trabalho de forma voluntária.

• Cuidar da estrutura e auxiliar nas funções que lhe forem solicitadas pela diretoria da Fundação.

• Estar presente nos dias e horários de ensaios e respeitar a frequência e pontualidade.

• Falar a verdade sempre e respeitar a autoridade do Maestro, Spalla e Chefes de Naipes instrumentais.

• Trazer as partes estudadas e prontas para o Ensaio do Grupo.

• Ler e respeitar o Regimento Interno do grupo.

• Estar pronto, já sentado, com o instrumento afinado em 5 minutos antes do começo do ensaio.

• Manter seu instrumento em bom estado de conservação e cuidar do patrimônio da Orquestra ou Coral.

• Aplicar práticas e considerações inclusivas aos eventos artísticos e projetos de educação oferecidos pela Orquestra ao público.

• Promover a diversidade e uma cultura orquestral solidária e inclusiva.

• Garantir que a orquestra seja representativa de todos os setores da sociedade.

• Proporcionar igualdade, justiça e respeito aos Membros, Funcionários e outros com quem trabalhamos.

• Não discriminar ilegalmente com base em uma característica protegida conforme definido na Lei de Igualdade, ou seja, idade, deficiência, mudança de sexo, casamento e parceria civil, gravidez e maternidade, raça (incluindo cor, nacionalidade e origem étnica ou nacional), religião ou crença, sexo (gênero) e orientação sexual.

• Não oferecer condições ou tratamento menos Favoráveis a nenhum Integrante, funcionário ou candidato.

• Respeito em todas as áreas e na sua mais ampla definição.

Todo e qualquer membro da equipe que tenha uma atitude em desacordo com os nossos objetivos não permanecerá nos grupos.

Ainda é necessário observar também as seguintes pontuações:
  • Questões de caráter administrativo e/ou pessoal serão tratados fora do momento dos ensaios e/ou apresentações.

• É vedada a participação do músico que estiver utilizando qualquer tipo de entorpecente ainda que bebida alcóolica em ensaios e apresentações dos grupos.

• Agressão, desrespeito, falta aos ensaios e atrasos constantes, alteração psicológica, descuido com materiais da orquestra e com a apresentação pessoal, desatenção ou falta de estudo pode levar o músico a ser advertido e retirado da formação.